Obras básicas do Espiritismo
Allan Kardec publicou cinco obras básicas para a Codificação do Espiritismo: O Livro dos Espíritos, 1857; O Livro dos Médiuns, 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864; O Céu e o Inferno, 1865; A Gênese, 1868. Além das obras básicas, Kardec publicou O que é o Espiritismo e Obras Póstumas.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS
Este livro é o marco inicial da Doutrina Espírita. A partir do seu lançamento em 1857, os ensinamentos dos Espíritos Superiores causaram uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade. Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas por Kardec, o livro aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso. “O Livro dos Espíritos” trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Este livro é a bússola religiosa do Espiritismo, pois constitui o ensino moral de Jesus para a Humanidade feito há mais de dois mil anos. As explicação das lições e da moral do Cristo foram sintetizadas e organizadas por Allan Kardec a partir das comunicações mediúnicas de diversos Espíritos de Luz. A sua leitura e estudo são imprescindíveis aos espíritas, visto que é fonte inesgotável de sugestões para a construção de um Mundo de Paz e Fraternidade.
O LIVRO DOS MÉDIUNS
Este livro reúne o ensino especial dos Espíritos sobre todos os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo. Na parte final, o livro possui um vocabulário básico espírita. Trata-se de uma preciosa fonte de conhecimento sobre o fenômeno mediúnico e os mecanismos de intercâmbio entre os planos da vida o material e o espiritual.
A GÊNESE
Este livro proporciona uma imersão em grandes temas universais, que são abordados de forma lógica e racional. Divide-se em três partes: Na primeira, analisa a origem da Terra, de forma coerente, sem as interpretações mágicas sobre a criação do mundo; a segunda parte aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; na terceira parte enfoca as predições do Evangelho, os sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo no Mundo com a prática da justiça, da paz e da fraternidade.
O CÉU E O INFERNO
Este livro tem como finalidade demonstrar a imortalidade do Espírito e as consequências dos seus atos no Mundo Espiritual. Divide-se em duas partes: a primeira, estabelece comparação das religiões sobre a vida após a morte. Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. Procura elucidar temas como anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta, também, a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas. A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre.
O QUE É O ESPIRITISMO
Obra bastante atual, que define os pontos fundamentais da Doutrina Espírita. A lógica e o bom senso da obra desconcertam os negativistas e responde às indagações dos que acreditam na vida superior. Divide-se em 3 partes: a primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores. A segunda parte caracteriza-se como um resumo de O Livro dos Médiuns. A terceiro parte publica um resumo de O Livro dos Espíritos, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica.
OBRAS PÓSTUMAS
Livro publicado após o falecimento de Allan Kardec, que reúne os registros de fundamentação do Espiritismo. A obra divide-se em duas partes. A primeira aborda assuntos como caráter e conseqüências religiosas das manifestações dos Espíritos; as cinco alternativas da Humanidade; questões e problemas; as expiações coletivas; liberdade, igualdade, fraternidade; música espírita; a morte espiritual; a vida futura A segunda inclui apontamentos em torno da iniciação espírita e o roteiro missionário de Kardec, assim como uma “exposição de motivos”, apresentada na “Constituição do Espiritismo”.