top of page

Histórico da Instituição 

Por orientação dos Mentores espirituais e com a colaboração de alguns irmãos, Leonor Franco Moreira  (1888-1961) fundou o Centro Espírita Casa de Thiago no dia 4 de maio de 1940. Como fundadora e primeira Presidente, Leonor dirigiu a Casa de Thiago até a data do seu falecimento em 28 de abril de 1961.

 

1940 - INÍCIO DAS ATIVIDADES NA RUA PRESIDENTE DOMICIANO Nº 210

A Casa de Thiago funcionou inicialmente com um pequenino grupo na residência do Dr. Oscar Pereira Gomes na rua Dr. José Bonifácio nº 191, hoje rua Lara Vilela, 101 na cidade de Niterói, RJ. Lá tratavam idéias, faziam planejamentos para criação do Centro Espírita Casa de Thiago. As atividades eram desenvolvidas no porão da residência do Dr. Oscar  que, atuava como Vice-Presidente e que, a partir de 1961, sucedeu à Senhora Leonor Franco Moreira nas funções de Presidente até 30 de maio de 1972.

 

1948 - CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO NA RUA PRESIDENTE DOMICIANO Nº 163

Após algum tempo, a Casa de Thiago  passou a funcionar na rua Presidente Domiciano, nº 210, esquina com a Travessa Maestro Ricardo Ferreira, onde residia a senhora Leonor Franco Moreira. Nos anos seguintes, agregando recursos de colaboradores e empréstimos realizados foi comprada uma casa geminada à rua Presidente Domiciano, 163 no bairro do Ingá, na Cidade de Niterói, RJ.  Onde Leonor Franco Moreira passou a residir e o Centro Espírita Casa de Thiago passou a funcionar em 04 de maio de 1948. Depois de alguns anos de atividades em virtude do aumento de frequentadores, Leonor promoveu uma reforma geral no prédio, tendo sido construído o salão "onde hoje se desenrolam as diversas sessões espirituais.

1955 - CONSTRUÇÃO DO LAR DE HUMAITÁ CASA DAS MENINAS 

 

O terreno para a edificação do Lar de Humaitá Casa das Meninas foi adquirido por Leonor Franco Moreira em 15 de maio de 1951. Consta em Ata de Assembleia Geral Extraordinária de 15 de agosto 1951, que nesta data ocorreu o lançamento da pedra fundamental para a construção do Internato "Casa das Meninas", uma instituição para meninas desamparadas no endereço à Avenida Presidente Franklin Roosevelt nº 1535, bairro de Marambaia, São Gonçalo, RJ.

A obra de construção do Internato começou em 15 de março de 1953 e foi inaugurado em 11 de dezembro de 1955, recebendo a denominação de “Lar de Humaitá Casa das Meninas". Esta obra social funcionou como abrigo para meninas carentes ou órfãs, com idades entre 2 e 12 anos desde 19 de dezembro de 1955 até dezembro de 2001, ou seja, amparou centenas de crianças do sexo feminino durante 46 (quarenta e seis) anos. 

 

 

1973 - CONSTRUÇÃO DA ESCOLA LEONOR FRANCO MOREIRA

Com a missão de dar continuidade ao trabalho dos seus antecessores, o Presidente da Instituição, Dr. Ary Teixeira, vislumbrou a construção de uma Escola. Através do Centro de Integração Social dos Servidores do Exército – CISSEX, conseguiu firmar um convênio, sem fins lucrativos, com o objetivo de erguer a Escola que levaria o nome de “Leonor Franco Moreira”, em homenagem à fundadora do Centro Espírita Casa de Thiago e do Lar de Humaitá Casa das Meninas.

A Escola Leonor Franco Moreira foi erguida no espaço onde se abrigava as benfeitorias para criação de frangos, ou seja, um antigo pinteiro foi transformado em sala de aulas. Em 10 de janeiro de 1973, houve uma petição de aditivo, averbada e registrada no Livro de Sociedade Civil, A-2, folhas 167 verso, à margem do registro número 246, do atual Cartório do 3º Oficio de Niterói, Tabelião Francisco Romano Moreira. Em 11 de março de 1975 foi firmado convênio com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que passou a administrar a Escola, cuja denominação passou a ser “Escola Estadual Leonor Franco Moreira”, assim funcionando até os dias de hoje.

 

1989 - CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DR. ARY TEIXEIRA

 

A Casa de Thiago construiu, em 1989, o Posto de Saúde Dr. Ary Teixeira, para o atendimento gratuito das comunidades de Marambaia e Jardim Bom Retiro, São Gonçalo, RJ. O projeto arquitetônico foi elaborado pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense-UFF. Em 1996, o Lions Internacional da Suíça (Sihtal) e o Governo da República Federal da Alemanha doaram os equipamentos médico-odontológicos do Posto de Saúde, que iniciou suas atividades de atendimento gratuito às comunidades, em 1999 por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo.

 

2002 - CRIAÇÃO DA CRECHE LAR DE HUMAITÁ 

 

A Creche foi criada em 07 de janeiro de 2002. É uma obra social totalmente gratuita para as comunidades de Marambaia e Jardim Bom Retiro. As atividades educacionais são desenvolvidas no prédio do “Lar de Humaitá Casa das Meninas, construído em 11 de dezembro de 1955 por Leonor Franco Moreira.  

A partir de 2002, o trabalho social da Casa das Meninas foi reestruturado em função das mudanças implantadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, também, em função da carência de creches gratuitas para atender as crianças entre 3 e 5 anos de idade das comunidades de Marambaia e Jardim Bom Retiro, São Gonçalo, RJ. Vislumbrando a importância a Educação infantil, a Casa de Thiago decidiu criar a Creche que atende crianças em turmas de Maternal, Pré-escolar 1 e Pré-escolar 2.

Foto - Praia das Flexas

Praia das Flexas
bottom of page