A Fundadora da Casa de Thiago
Leonor Franco Moreira (1888-1961)
A fundadora da Casa de Thiago nasceu na Argentina, em 1888, filha de Antonio Franco Belga e Eliza Franco Belga, passou a infância e a adolescência em Minas Gerais, nas cidades de Sabará e Belo Horizonte. Tratada carinhosamente pelos pais e familiares como "Nena", recebeu no batismo o nome de Leonor Franco Belga. Ainda muito jovem, casou-se com Pedro Motta Moreira, funcionário público dos Correios e Telégrafos de Belo Horizonte. Anos mais tarde, o marido foi transferido e mudaram-se para Niterói, capital do antigo Estado do Rio de Janeiro.
Desprendida de conceitos materiais, e olhando tão somente a vastidão e a grandeza espiritual, Leonor iniciou seu trabalho ao fundar, sob orientação dos Mentores Espirituais, o Centro Espírita Casa de Thiago em 4 de maio de 1940.
Com o coração bondoso e sempre voltado para a felicidade do próximo, Leonor fundou o Lar de Humaitá Casa das Meninas em 11 de dezembro de 1955, em Marambaia, São Gonçalo, RJ. Esta obra abrigou até dezembro de 2001, centenas de meninas pobres, na faixa etária entre dois e doze anos de idade, contribuindo para a sua formação moral e intelectual.
Leonor dedicou sua vida às causas humanitárias e espirituais e dirigiu as duas Casas que fundou até a data do seu falecimento em 28/04/1961. Atualmente, a sua obra social em benefício da infância pobre permanece viva, pois desde 2002 o Lar de Humaitá Casa das Meninas funciona como Creche Lar de Humaitá. Segundo Leonor, "a fé sem realizações é um corpo sem alma, é inerte, é morta, é o nada".